terça-feira, 11 de junho de 2013

Homenageando uma escola pública de qualidade: EE de São Paulo



A Escola Estadual São Paulo, originalmente denominada Ginásio do Estado de São Paulo, é uma tradicional escola pública brasileira, administrada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e localizada no centro da capital paulista, junto ao Parque Dom Pedro II. Fundada em 1894, possui grande importância na história do ensino público no estado de São Paulo.

Foi o primeiro ginásio instalado na cidade de São Paulo e, por muito tempo, referência nacional no ensino secundário, tendo sido responsável pela formação de um grande contingente de líderes políticos, intelectuais, cientistas e empresários de destaque na sociedade brasileira. O ingresso, como nos demais ginásios do estado, deu-se por muitas décadas por meio de concurso.

Ocupou diversas instalações, entre elas o edifício da Pinacoteca do Estado, e sofreu mudanças substanciais em sua metodologia, em função das diversas adaptações do ensino público registradas no país a partir da década de 1960. Nomes dados à esta unidade escolar:

Ginásio de São Paulo
1 9 4 3 Colégio do Estado da Capital
1 9 4 5 Colégio   Estadual    Franklin     Delano   Roosevelt
1 9 4 6 Colégio   Estadual     Presidente  Roosevelt
1 9 5 6 Colégio  Estadual   de  São Paulo
1 9 8 3 E. E. S. G.  Pastor  Leivas  Macalão
1 9 8 3 E. E. S.G. de São Paulo
Atual : E. E. São Paulo

É reconhecido o mérito da Escola Estadual São Paulo na qualidade do ensino que oferta, fato revelado pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - Saresp, sendo considerada uma escola modelo. Para que tal representatividade no meio educacional de São Paulo se mantenha, e para que ela não seja resultado de práticas promotoras de desigualdade a partir de critérios econômicos, caberá à escola manter o seu padrão de ensino, dando condições iguais aos alunos, ofertando-lhes o que é garantido por lei, neste caso especificamente a gratuidade de acesso ao direito que vem realizar: o direito à educação.

Como diz uma emérita  profissional da educação, que um dia dirigiu este estabelecimento de ensino: meus alunos é necessário o açúcar e o sal:

O açúcar para adoçar e o sal para dar o sabor na aprendizagem escolar. Então, "só depende de nós para que a Escola Estadual de São Paulo  continue  a promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.
OBRIGADO (texto de abertura da comemoração do aniversário da E.E. São Paulo, lido e adaptado pelo professor Jarbas Bispo em setembro de 2009)

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog! E também pela homenagem! Foi uma experiência muito gratificante ter dado aula nesta escola!

    ResponderExcluir