A Escola Estadual São Paulo, originalmente denominada
Ginásio do Estado de São Paulo, é uma tradicional escola pública brasileira,
administrada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e localizada no
centro da capital paulista, junto ao Parque Dom Pedro II. Fundada em 1894,
possui grande importância na história do ensino público no estado de São Paulo.
Foi o primeiro ginásio instalado na cidade de São Paulo e,
por muito tempo, referência nacional no ensino secundário, tendo sido
responsável pela formação de um grande contingente de líderes políticos,
intelectuais, cientistas e empresários de destaque na sociedade brasileira. O
ingresso, como nos demais ginásios do estado, deu-se por muitas décadas por
meio de concurso.
Ocupou diversas instalações, entre elas o edifício da
Pinacoteca do Estado, e sofreu mudanças substanciais em sua metodologia, em
função das diversas adaptações do ensino público registradas no país a partir
da década de 1960. Nomes dados à esta unidade escolar:
Ginásio de São Paulo
1 9 4 3 Colégio do Estado da Capital
1 9 4 5 Colégio Estadual Franklin
Delano Roosevelt
1 9 4 6 Colégio Estadual Presidente Roosevelt
1 9 5 6 Colégio Estadual de São Paulo
1 9 8 3 E. E. S. G. Pastor
Leivas Macalão
1 9 8 3 E. E. S.G. de São Paulo
Atual : E. E. São Paulo
É reconhecido o mérito da Escola Estadual São Paulo na
qualidade do ensino que oferta, fato revelado pelo Sistema de Avaliação do
Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - Saresp, sendo considerada uma
escola modelo. Para que tal representatividade no meio educacional de São Paulo
se mantenha, e para que ela não seja resultado de práticas promotoras de
desigualdade a partir de critérios econômicos, caberá à escola manter o seu
padrão de ensino, dando condições iguais aos alunos, ofertando-lhes o que é
garantido por lei, neste caso especificamente a gratuidade de acesso ao direito
que vem realizar: o direito à educação.
Como diz uma emérita
profissional da educação, que um dia dirigiu este estabelecimento de ensino: meus alunos é necessário o açúcar e o sal:
O açúcar para adoçar e o sal para dar o sabor na
aprendizagem escolar. Então, "só depende de nós para que a Escola Estadual de
São Paulo continue a promover o bem de todos, sem preconceitos
de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.
Parabéns pelo blog! E também pela homenagem! Foi uma experiência muito gratificante ter dado aula nesta escola!
ResponderExcluirSi, aprendi muito neste espaço da aprendizagem.
Excluir