segunda-feira, 17 de junho de 2013

Meu Primeiro Beijo - Situação de Aprendizagem - Andrea


Situação de Aprendizagem : MEU PRIMEIRO BEIJO

7º ano/ 6ª série - 6 aulas
 -Leitura com alunos; interpretar o texto e fazer um roda de conversa sobre o assunto (quem já experimentou o primeiro beijo, emoções, sensações, apesar da idade, podemos conversar e relatar experiências não só de fatos, como também do imaginário em livros, filmes, novelas. O que pensam sobre o assunto.)
- Apresentar a música "Eduardo e Mônica" - Legião Urbana - Poesia e versos/ estrofes/ refrão/ rima/
- Informações implícitas e explícitas no texto; palavras chaves para melhor compreensão;
- Apresentar a música " Com que roupa" - Noel Rosa - Leitura e interpretação
 -Quem é a personagem do texto; fazer um boneco de papel e pedir que os alunos o desenhem; 
 -Com que roupa eu vou   a uma festa? Apresentar um figurino desenhado ou colado - interdisciplinaridade com educação artística
 -Apresentar e ou pedir pesquisa com outras letras de música que contenham narrativas; (alguns exemplos: Meu guri, Faroeste Caboclo, letras de Adoriram Barbosa, Zeca Pagodinho, etc)
- Gênero dos textos - Narrativa / poesia
- Avaliação - compreensão dos textos, leitura, participação das aulas,
- Objetivos - relato ; produção de texto

Atividade de compreensão de texto - Letra de Música - Eduardo e Mônica

Dados sumários sobre o texto:
Autor:
Título da obra:

Estrutura da narrativa
1) Personagens
Identifique os traços físicos e psicológicos dos principais personagens:
Eduardo:
Mônica:
A seguir, recorte de jornais ou revistas pessoas que representem os protagonistas.

2) Enredo
Faça um resumo da história (princípio – meio – fim).

3) Ambiente
Qual é o tipo de ambiente predominante: físico (a natureza, o campo, a cidade) ou social (algum agrupamento social específico, alguma parcela da comunidade, fábrica, colégio, clube, família)?

4) Tempo
Quanto tempo você acha que se passou desde que as personagens se conheceram até o final da história? Justifique seu raciocínio.

5) Foco narrativo
O narrador é narrador-personagem ou narrador-observador?

6) Público-alvo
A que leitor esse texto se destina?

Vocabulário
1) Pesquise sobre as seguintes personalidades mencionadas no texto:
Godard
Bandeira
Bauhaus
Van Gogh
Mutantes
Caetano
Rimbaud


2) Há muitas expressões coloquiais (informais) no texto. Para que servem?

3) Dê o significado destas expressões:
a) “Eu não estou legal”.
b) “Não aguento mais birita”.
c) “Eu vou me ferrar”.
d) “O Eduardo de camelo”.
e) “Batalharam grana e seguraram legal”.
f) “A barra mais pesada que tiveram”.
g) “Que nem feijão com arroz”

4) Utilizando expressões próprias da linguagem dos personagens, o autor conta a história. Explique o significado dos trechos seguintes, como no modelo:

“... falava coisas sobre o Planalto Central” – Mônica explicava política para Eduardo.

a) “... ainda no esquema escola-cinema-clube-televisão” –
b) “... coisas sobre o céu, a terra, a água” –
c) “Ela era de Leão e ele tinha dezesseis” –

Interpretação
1. Por que num momento do texto é falado que o “filhinho” é do Eduardo e não do casal? Explique.
2. Que relação existe entre o narrador da história e o casal Eduardo e Mônica? Comprove com uma passagem do texto.
3. Qual o tema principal do texto?
4. Quem sofre mais transformações na história: Eduardo ou Mônica? Por quê?
5. Você acha que um ajudou o outro a se transformar ou foram mudanças naturais? Justifique sua resposta:
6. Essa letra de música possui elementos narrativos? Por quê?
7. Observe que o texto começa e termina com os mesmos versos. Que justificativa podemos apresentar para esta estrutura?
8. Para você, "existe razão nas coisas feitas pelo coração"? Justifique.
9. Faça um comentário sobre a história. 


10. Extra - Relativo a cada série/ano, será pedido uma declaração de amor com os textos trabalhados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário