sábado, 8 de junho de 2013

A leitura e a escrita na minha vida passageira.

A escrita é algo muito forte na minha vida talvez, maior que a leitura. Na  infância, quando era chamado a atenção pela minha mãe, deixava para ela escrito os meus protestos espalhados pela casa. Uma forma de mostrar a minha indignação quando não concordava com ela. Logo depois, foi a descoberta da poesia na adolescência, escrevia e participava dos festivais que ocorriam na comunidade de base, como mais  um membro do grupo de jovens. Assim veio a leitura na escola e nos momentos de solidão.
Após a mudança de endereço da minha mãe para a Bahia, fiquei em São Paulo com a minha vó e a escrita estava presente nas cartas que escrevíamos. Aguardava ansioso a chegada do carteiro, li as cartas da minha mãe para minha vovozinha que era analfabeta. Algo maravilhoso ler para uma pessoa que desconhece o mundo das letras porém de uma sabedoria que poucos têm, essa era a minha sensação de carinho e amor pelas palavras.
Quando a minha mãe faleceu em 2001, fiz uma homenagem própria dos grandes poetas: antes de entrar na mesa de cirurgia, mamãe escreveu uma carta, só descobrimos a existência dela quando retiramos os seus pertences do hospital. Lá estava sua carta de despedida, ela escreveu com a certeza que não voltaria da cirurgia para a retirada de um coágulo cerebral. As palavras escritas por ela, uma mulher que não chegou a completar os seus estudos por falta de oportunidade, com a quarta série primária, dominava as palavras com tanta sensibilidade, fragilidade e lucidez, sabendo que a vida seria interrompida naquele momento.
Na missa de sétimo dia, adaptei o texto escrito por ela com a obra do poeta tcheco, Rainer Maria Rilke, "Cartas a um jovem poeta". Pedi permissão para o padre para homenageá-la, após a missa, as pessoas permaneceram e eu aos prantos, muito emocionado, li com a alma. A minha amiga e cantora, Fabiana Cozza, entrou cantando após a minha apresentação, recitou e cantou algumas músicas religiosas e da música popular brasileira.Os anjos e ela, com certeza, estavam todos presentes naquele dia.
Dividir esta particularidade da minha vida com as pessoas é gratificante e principalmente com a leitura e a escrita. Obrigado leitor!

5 comentários:

  1. Uau Jarbas!!! De arrepiar e emocionar!!!

    ResponderExcluir
  2. faltaram as leituras misteriosas de sua vida adulta... porém o texto é de uma poética e sensibilidade impar!!!! parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As leituras misteriosas são secretas, caso contrário não seriam misteriosas

      Excluir
  3. Nossa... que emoção me toma!!!! é difícil não se sensibilizar com sua hiatória. Lindo!!!

    ResponderExcluir